quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

1° Quartel do Exército em Serra Talhada

Visualizações: /*---Código do contador fornecido pelo site---*/

Fim do Mini-Quartel Tiro de Guerra

Serra Talhada não tem hoje um quartel do exército de verdade, com soldados remunerados, treinamento de guerra especializado em caatinga onde soldados recebem um bom treinamento de tiro com Oficiais bem treinados.

Haveria mais oportunidades de trabalho pra quem quer servir o exército sem precisar ir à Recife ou outras cidades.

Teria concursos para sargento ou oficiais com chance de servir aqui mesmo.

Meu irmão serviu o Tiro de Guerra daqui, e só existia treinamento de tiro com poucas balas contadas e rifle da 2° guerra mundial.

Serra Talhada talhada está crescendo e precisa de coisas melhores

O uniforme do combatente da caatinga é diferente com aplicações em couro de cor amarronzada, lembrando os trajes dos vaqueiros da região,  confunde o homem com o meio ambiente. A cobertura é dotada de abas, protegendo o rosto e a nuca contra o sol. Tanto a calça quanto a camisa apresentam reforços de couro no peito, nos braços e nas pernas, para melhor suportar a agressão da vegetação e do solo.




Em meio à sequidão do Sertão, a visão de um umbuzeiro pode ser um verdadeiro oásis. A planta vira solução para quem quer matar a sede sob o sol inclemente da região. E o que fazer diante de aranhas, escorpiões? Estas lições são algumas das muitas  ensinadas aos soldados do Exército no Centro de Instrução de Operações na Caatinga (CIOpC), subordinado ao 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72° BIMtz), que situa-se em imóvel da União, conhecido por Fazenda Tanque do Ferro, jurisdicionado ao Ministério da Defesa – Exército Brasileiro, passando a ser chamado de Campo de Instrução Fazenda Tanque do Ferro (CIFTF). A sua área é de 2.817,51ha . Localiza-se próximo a localidade de Jutaí, a 108 Km de Petrolina-PE.

O CIFTF está totalmente inserido em área coberta pelo bioma caatinga e é afastado em relação aos grandes centros urbanos. Tais características fazem deste campo de instrução um local perfeito para o desenvolvimento da doutrina e da pesquisa a respeito das operações militares em ambiente operacional de caatinga.

Os soldados que fazem o estágio no CIFTF são distribuídos em vários batalhões do Exército no País - entre eles o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BIMTz), em Petrolina. Por ano, acontecem em média sete estágios. Os alunos devem passar por este estágio para conhecer o ambiente onde a unidade militar está inserida. Além disso, outras organizações militares, como a Brigada de Infantaria Pára-quedista, sempre enviam militares para serem treinados na Fazenda Tanque de Ferro.

Os estágios de adaptação à caatinga duram até 15 dias e, nesse período, os militares recebem instruções sobre alimentos de origem vegetal e animal; processo de orientação na caatinga (bússola e GPS); efeitos do calor e primeiros socorros; características da área de operações.
Após uma semana de aula, os futuros combatentes de caatinga recebem uma "missão" e é aí onde colocam em prática todos os fundamentos adquiridos durante a semana de instrução. Na Fazenda Tanque de Ferro, que serve como base para o Centro de Instrução, há uma estrutura composta por alojamentos, casa-sede, copa, enfermaria e salas para instruções.

Precisamos lutar pelo que queremos, cobrando dos nossos políticos, melhorias para a nossa cidade. Uma forma simples de você lutar por melhorias aqui é pelo menos curtindo ou publicando essa postagem pra seus amigos. Falou ?

Abraços

Régis de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário