sábado, 23 de março de 2013

Palma e Seus Benefícios

Visualizações: /*---Código do contador fornecido pelo site---*/


O Poder Da Palma


No chão seco da Paraíba, não nasce nem capim. Quem diria que ia brotar ali planta tão nutritiva? Resistente à pior 
das secas, a palma já é usada há anos para alimentar a bicharada. As cabras adoram.Malaquias Batista Filho, professor da Universidade Federal de Pernambuco e médico do Instituto Materno Infantil de Pernambuco, descobriu que a salvação do rebanho, no auge da estiagem, pode salvar também vidas humanas, em um lugar onde a comida é cara e escassa.
“Nosso grande problema nutricional na região é a deficiência em vitamina A, em segundo lugar, de ferro. A palma forrageira é rica em vitamina A, bem mais do que os alimentos convencionais com preço elevado, como o repolho, a couve, coentro, bertalha, com uma vantagem adicional: não tem agrotóxico”, revela.


Malaquias trocou o milho e o feijão pela lavoura de palma. A centenária fazenda da família, no interior da Paraíba, virou um grande experimento. Cacto que não tem espinhos, a palma é fácil de manipular e pode ser a grande saída para as deficiências nutricionais das crianças da região.

“Há dois problemas imediatos: a anemia e a deficiência de vitamina A. Estamos aproveitando a merenda para acrescentar vitamina A e ferro”, conta Malaquias. Cortada em fatias e picada, em São Sebastião do Umbuzeiro, a palma entrou para o cardápio da merenda escolar e deixou as crianças mais saudáveis e rechonchudas.



O professor Malaquias sabe que a falta de vitamina A pode afetar a visão. Mas não é só isso: ela mina a resistência do organismo das crianças, transformando doenças aparentemente inofensivas em um risco para a saúde delas.
Conhecimento científico guardado na universidade não vale nada. Sertanejo da gema, Malaquias quer agora vencer o preconceito e a resistência cultural de seu povo. Na região ainda se pensa que palma só serve para alimentar bicho. Convencer o pessoal de que é planta é comida de gente é a nova obsessão do professor.

E mesmo alimentando os bichos, a palma estará melhorando a alimentação humana. A cabra que come essa planta produz um leite bem mais nutritivo. Os benefícios da palma não se restringem à vitamina A. O professor descobriu propriedades que podem ajudar os diabéticos. “A palma tem valor um valor hipoglicemiante, pode ser um auxiliar no caso de diabetes”, anuncia.
Olhar para a terra seca de São Sebastião do Umbuzeiro e enxergar possibilidades infinitas de combinações culinárias. No cardápio de soluções nutritivas do professor, um produto importado: a avestruz. A ave tem metade do colesterol da carne da galinha, um quarto do colesterol da carne de boi, e é plenamente adaptada ao clima do semi-árido.
A avestruz africana pode substituir com vantagens as criações tradicionais do Nordeste. “Criando a avestruz, você utiliza o meio ambiente a seu favor, ao contrário do boi”, conta o professor.




Régis de Sá



4 comentários:

  1. Como se usa a palma na alimentacai humana tem quantidade diaria p comer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jovelice. desses detalhes ainda não sei, mas vou pesquisar e divulgo aqui no blog. abraço.

      Excluir
  2. Como se usa a palma na alimentacai humana tem quantidade diaria p comer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jovelice. desses detalhes ainda não sei, mas vou pesquisar e divulgo aqui no blog. abraço.

      Excluir